Estado garante qualidade de vida ao servidor com descontos e gratuidade em academias

Desde outubro de 2012, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), mantém um programa voltado aos servidores da administração direta e indireta, que busca assegurar melhor qualidade de vida e saúde. É o Servidor na Academia, que a partir de convênios com diversas academias de ginástica credenciadas em dez municípios, incluindo a capital, garante ao funcionalismo descontos que variam de 10% a 50% na mensalidade.
 
O objetivo é facilitar o acesso desses servidores às academias e incentivar a prática de atividade física orientada por profissionais capacitados, em ambientes adequados, promovendo, assim, a prevenção de doenças e estimulando hábitos de vida mais saudáveis, além de maior integração social.
 
A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Saúde Ocupacional da Sead e faz parte do Programa de Valorização do Servidor e da Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor. Estão credenciadas no programa 48 academias de Belém e Ananindeua, uma em Altamira, uma em Conceição do Araguaia, duas em Marabá, três em Abaetetuba, uma em Moju, uma em Redenção, uma em Tailândia, duas em Tucuruí, cinco em Santarém, duas em Castanhal, uma em Mocajuba e uma em Barcarena.
 
Benefícios para todos
 
Além de beneficiar os servidores, o programa de descontos ajuda a projetar o serviço das academias. O empresário Ruy Randel viu aumentar em torno de 7% a clientela da Evolution, um dos 68 estabelecimentos credenciados no estado, sediado em Belém. “O desconto é uma forma de o cliente se sentir atraído a vir para a academia, conhecer os nossos serviços. Muita gente vem pra cá, usufrui do desconto e acaba ficando”, diz.
 
A Evolution oferece 30% de desconto sobre a matrícula, avaliação médica e mensalidade. Basta que o servidor apresente a carteira de vínculo com o órgão no qual trabalha ou o último contracheque e, automaticamente, recebe o desconto em todas as 10 modalidades oferecidas pela academia, como musculação, alongamento, corrida, evocross, pilates e outras. O benefício é extensivo a maridos ou esposas, assim como filhos ou parentes próximos que estão na condição de dependentes.
 
Confira aqui a relação de todas as academias que oferecem desconto ao servidor.
 
Academia gratuita
 
Criada há mais de cinco anos, a Academia de Polícia Civil prepara fisicamente os policiais que atuam no Grupo de Pronto Emprego (GPE), que é um grupamento de elite. Com o tempo, surgiu a necessidade de expandir as atividades da academia para todos os servidores da instituição, inclusive do setor administrativo, gratuitamente.
 
Musculação, alongamento, treinamentos funcionais e orientações nutricionais são oferecidos, inclusive para os servidores de outros municípios, que quando vêm a Belém podem aproveitar os momentos de folga para usufruir da estrutura.
 
“Os benefícios de se praticar uma atividade física para o policial civil são inúmeros. Além de aprimorar a parte física, que é fundamental, aqui ele tem a possibilidade de eliminar o stress do dia a dia de trabalho, que na área policial é grande. Isso tudo reflete na melhoria do desempenho desse servidor e quem ganha é a sociedade, com o policial civil melhor preparado”, informa André Silva, profissional de Educação Física e instrutor da Academia.
 
O auxiliar administrativo Roberto Dantas, 50 anos, frequenta a Academia da PC há um ano, no intervalo do almoço, e percebeu a melhora no rendimento profissional. “Depois de uma hora de exercícios físicos volto pro trabalho com outro gás, renovado. A iniciativa de disponibilizar um espaço como esse para os servidores foi uma grande ideia”, diz ele, que está na Polícia Civil há 20 anos.
 
Para fazer uso dos serviços basta apresentar uma avaliação médica (teste ergométrico) e documentos pessoais na administração da academia de musculação. A Academia da Polícia Civil tem capacidade para 80 pessoas e funciona de segunda a sexta-feira, de meio-dia às 21 horas, no bloco D, da Delegacia Geral, na Avenida Nazaré.
 
Descontos em escolas
 
Com o objetivo de facilitar o acesso dos funcionários a serviços que colaboram para a melhoria da qualidade de vida familiar, o Governo do Estado também oferece desconto em instituições de ensino. São elas:
 
- Colégio Santa Madre
- Grupo Uniasselvi
- CCBEU
- Alhambra Idiomas
- Grupo Prepara
- Ideal
- Devry Faci
- Colégio Sucesso
- Sistema de Ensino Universo
- Wise Up
- Life & Job English Center
- Aslan
- Supera 
 
Serviço: Mais informações sobre o percentual de desconto em cada uma dessas instituições você encontra aqui.
 
Por Syanne Neno