Oitava Estação Cidadania será inaugurada em Ananindeua nesta quarta-feira, 05

Belém e região metropolitana terão na próxima quarta-feira, 5 de setembro, às 10h, mais uma unidade da Estação Cidadania, espaço do Governo do Estado, coordenado pela Secretária de Estado da Administração (Sead), que integra um conjunto de serviços de utilidade pública em um só lugar. A Estação Cidadania Metrópole Ananindeua contará com os serviços de 12 órgãos estaduais e dois órgãos federais em uma área de 951,45m² no segundo piso do Shopping Metrópole Ananindeua, com previsão aproximada de 10 mil atendimentos por mês e benefício de pelo menos 720 mil moradores de cinco municípios com a emissão de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira habilitação, entre outros.

A exemplo das estações Cidadania Marabá, Bosque Grão-Pará, Pátio Belém Centro e Parauapebas Carajás essa é a quinta iniciativa do governo do Estado de implantação do serviço em parceria com um shopping.

Entre os serviços já ofertados a Estação Metrópole terá duas novidades:  uma agência regional da Superintendência Regional do Trabalho (SRTB) trabalhando na emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social que poderá ser retirada na hora pelo usuário e recurso para o seguro desemprego e a Superintendência da Receita Federal da 2ª Região Fiscal (SRRF) que ofertará os serviços de agendamento de serviços na Receita Federal; Código de Acesso ao Portal e-CAC; Comprovante de Inscrição no CPF; Consulta ao Processo; Consulta Informações Cadastrais no CPF; Consulta Pendências - Situação Fiscal; Consulta Restituição e Situação da Declaração IRPF; Consulta Situação Cadastral do Imóvel no Cafir; Demonstração sobre obtenção de informações no conteúdo do sítio RFB; Demonstração sobre obtenção dos serviços disponibilizados no e-CAC; Emissão de Certidão Imóvel Rural; Emissão de Certidão Pessoa Física; Emissão de Darf; Emissão de Darf para Pagamentos de Quotas do IRPF; Emissão de DAS-MEI; Emissão de GPS - Guia da Previdência Social; Extrato do Processamento da DIRPF; Inscrição no CPF; Parcelamento Simplificado Não Previdenciário; Parcelamento Simplificado Previdenciário; Preenchimento PERD/COMP.

A população terá acesso ainda aos serviços do Banpará, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Fazenda (Sefa), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Fundação Pro Paz, institutos de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep).

A Estação Cidadania Metrópole Ananindeua funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, e se unirá a outras sete unidades já implantadas no estado: Guamá e Jurunas, Bosque Grão-Pará e Pátio Belém Centro, na capital; e Marabá, Santarém e Parauapebas, no interior, que juntas já atenderam aproximadamente três milhões de usuários. Os serviços mais procurados pela população são os ofertados pela Celpa, Banpará, Polícia Civil (Carteira de Identidade), Detran e TER, que podem ser agendados pelo endereço www.estacaocidadania.pa.gov.br.