Pará apresenta projetos de gestão no VIII Congresso Consad

Começa nesta terça-feira, 26, o VIII Congresso Consad Gestão Pública, maior evento da área no País e principal encontro anual do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). A programação será realizada até 28 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
 
Servidores do governo do Pará apresentarão 10 trabalhos científicos, sendo cinco da Secretaria de Estado de Administração (Sead), dois da Fundação Centro de Hemoterapia do Pará (Hemopa), um da Secretaria de Planejamento (Seplan), um da Escola de Governança do Pará (EGPA) e um do Banco do Estado do Pará (Banpará). Os projetos foram avaliados pelo Comitê Científico do Consad e trataram de temas como orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio; gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação; novos formatos organizacionais; governança, participação e controle social; governo eletrônico e transparência. A programação contemplará mais 49 painéis com apresentação de 170 cases de sucesso.
 
Para esta edição do Congresso Consad são esperadas mais de duas mil pessoas – entre autoridades, políticos, gestores, estudantes e servidores públicos das esferas federal, estadual, municipal e distrital. Para a presidente do Consad, Alice Viana, o evento promove “uma rica troca de conhecimentos entre os estados com o intuito de melhorar a gestão pública do Brasil”.
 
De acordo com a secretária de Administração do Pará, a crise econômica e a conjuntura política vivenciadas pelo País refletem nas administrações públicas que precisam, mais do que nunca, praticar o princípio constitucional da eficiência. “Por isso, essas experiências apresentadas no Congresso sobre as diferentes práticas que estão sendo desenvolvidas nos dias de hoje são tão importantes”, completou. Ainda segundo a titular da Sead, o Conselho tem a tradição de disponibilizar os projetos selecionados no portal Banco do Conhecimento, um acervo documental administrado pela própria entidade. Está previsto ainda o lançamento de livros com as experiências relatadas, além de lugar de destaque na revista Governança & Desenvolvimento.
 
Qualidade do gasto
 
Especialista em soluções de melhoria de processos e serviços públicos, a presidente do Institute on Governance Canada, Maryantonett Flumian, fará a conferência magna, que abre esta edição do evento. Ela também irá compor a mesa-redonda sobre as novas estratégias para a conquista da eficiência pública – debate que contará com a participação do especialista em modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Pedro Faria, e de gestores do governo federal.
 
Haverá ainda um painel de encerramento com governadores de vários estados para discutir possíveis soluções para a crise fiscal que assola os estados. “Enquanto gestores públicos, precisamos estar preparados para implementar alternativas que viabilizem, de fato, a prestação de serviços de melhor qualidade para a nossa sociedade”, defendeu Alice Viana.
 
Na ocasião, o Consad e os Correios lançam o selo postal e o carimbo comemorativo em alusão aos 15 anos da entidade, celebrado este ano. Os itens personalizados terão distribuição nacional e tiragem limitada para obliteração de correspondências da instituição.
 
Outras atividades
 
As atividades não ficarão restritas ao plenário e às salas do Centro de Convenções. No pavilhão de exposições estarão dezenas de estandes de livros e dos patrocinadores de entidades públicas e privadas do Congresso Consad. Neste ano, o evento tem o apoio do Ministério do Planejamento, do GDF, do BID e dos Tribunais de Contas dos Estados.
 
Serviço: VIII Congresso Consad. De 26 a 28 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
 
Categoria: