Sead orienta servidores do Iasep na área de atendimento ao público

Servidores e prestadores de serviço do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep) participaram nos últimos dias 30 de agosto e 1° de setembro, de palestras técnicas em atendimento ao público. O evento, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o instituto, visa promover a humanização e a excelência no atendimento aos segurados do plano Iasep.

A ação coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento Organizacional e Governança Pública (DDG) da Sead, juntamente com as demais diretorias da secretaria é parte do esforço que a Sead empreende no sentido de implementar melhorias nos processos administrativos e dependências físicas do Iasep, como a criação do setor de ouvidoria no instituto, orientada pela Ouvidoria da Sead, por exemplo. Outros avanços estão em curso e  fazem parte do Plano de Melhorias da Gestão (PMG) sugerido pela DDG.

No primeiro dia de palestras, a psicóloga Sandra Henderson, diretora de Gestão de Política de Saúde Ocupacional da Sead, falou sobre a importância da humanização no atendimento ao público, buscando mecanismos para qualificar os servidores. ”A humanização tem que estar presente na área da saúde. É necessário resgatar compromissos, valores e a ética no atendimento ao público, buscar ferramentas e diretrizes para exercer a política de humanização para a eficácia dos serviços prestados e assim melhorar a relação do segurado com o serviço que ele precisa",  explicou a diretora.

A excelência no atendimento ao público foi o tema da palestra da técnica Silvia Abinader, da DDG da Sead, no segundo dia do evento. Para Silvia, o bom atendimento está ligado ao interesse do servidor pelas necessidades do usuário. “É importante conhecer realmente os processos de trabalho e agir com boa vontade para encantar o cliente, solucionando com qualidade suas demandas”, disse.

A atividade contou também com dinâmicas e outras temáticas importantes para melhoria de processos de contato com o público, como a importância de um atendimento humanizado, a jornada do paciente, os requisitos para um bom atendimento e a eficácia nos serviços prestados. 

“Essa troca de conhecimentos com pessoas capacitadas na área de humanização transmite uma grande experiência para todos nós, para que haja uma construção profissional, agregando valores e integrando um diferencial para um melhor atendimento ao segurado, de forma que possamos estreitar as relações de trabalho‘’, afirma a gerente de Regulação em Saúde do Iasep, Charliana Damasceno.

As palestras técnicas contaram com a participação de 52 pessoas diretamente ligadas à Central de Segurados do Instituto, na unidade Gentil Bittencourt.

Com a colaboração de Etienne Angelim, Ascom Iasep.

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